COMO PESCAR ÀS DOURADAS NA QUEDA

 

A época da pesca embarcada à dourada no mar é uma das grandes atrações  dos pescadores lúdicos durante os meses de Novembro e Dezembro e é considerada por muitos a pesca rainha em Portugal.

Apesar destes serem os meses mais “quentes” para as capturar por vezes em outubro já as encontramos pelas pedras mais baixas em profundidades entre os 20 e os 40 metros. No entanto andam ainda muito dispersas sendo dificil fazer grandes capturas.  À medida que a temperatura das aguas vai baixando começam a juntar-se e a dirigir-se para pesqueiros mais fundos e é  normalmente  por estas alturas que os cardumes se começam a reunir e a preparar para a desova.

É nesta altura que as pescamos e é disso que quero falar neste pequeno artigo.

Pescar à chumbadinha na queda

Para mim pescar à chumbadinha não significa só pescar leve , significa procurar o peixe e desafia-lo a comer de forma mais natural.

Como todo pescador sabe a dourada é dos peixes mais dificeis de capturar pela forma como come, elas não puxam a isca, simplesmente metem a isca na boca e comem no sitio sem fazer movimentos bruscos o que torna a percepção do toque quase impossivel, quase!!!

Normalmente, o que faço é muito simples quando o peixe está no fundo: deixo a chumbada encostar ao anzol  e dou uma “canada” (abro a asa de cesto , puxo a cana atrás e fecho a asa de cesto) para afastar o anzol da chumbada. Se não sentir nada, volto a repetir o processo. Normalmente sinto os toques quando afasto a chumbada do anzol.

Claro que para que isto funcione tem de haver um pouco de águagem e como sabemos à dias que a aguagem é bola.

Se não houver aguagem não deixo cair a chumbadinha, lanço a pesca e procuro o peixe em várias zonas mas a solução em alguns casos passa por trocar para uma pesca vertical já que é mais rápido chegar ao fundo e às vezes mais efectiva.

Para pescar na vertical ou mesmo à chumbadinha aconselho canas de ação rápida ou de ponteira porque a ferragem é  mais eficaz no entanto o dificil vai ser mesmo identificar o toque e ferrar no momento certo e isso requer horas de prática e muita tentativa/erro.

Para ser sincero sou fraco a pescar à chumbadinha no fundo,  para mim e como costumo dizer entre amigos…”se o caranguejo chegar ao fundo é muito mau sinal ” mas este ano e com a cana que tenho estado a testar os resultados  têm sido melhores, falho muito menos peixe.

Alguns já me devem estar a chamar maluco por dizer que se o caranguejo chegar ao fundo é mau sinal mas a verdade é mesmo essa, 90 e muitos % das douradas que apanho não estão no fundo, alias detesto pescar no fundo e vou-lhes dizer um segredo assim que as conseguirem apanhar alvoradas não querem mais saber de douradas no fundo.Mas o que é isso de pescar alvorado ou na queda?

É simples, imaginem um aquario com 1 peixe, esse peixe não tem concorrentes para disputar a comida que voces lhe derem o que acham que vai acontecer???

Muito provavelmente fica na dele à espera que a comida chegue até ele concordam??

Agora imaginem que no aquario existem mais 3 ou 4 peixes e a comida é a mesma? O que achas que vai acontecer?

O peixe vai disputar a comida com os outros , a única hipotese que tem é ser mais rapido que os outros e ir em direção à comida para chegar primeiro.

 

COMO PESCAR NA QUEDA?

Ao mesmo tempo que estou a cortar e a mandar caranguejo/patinhas para a água (engodar) estou a iscar o caranguejo e a lançar na mesma zona onde o engodo está a cair.

 

Depois é so achar a zona/cor  onde elas estão a comer garanto-lhes é a loucura total!!!!

 

Mas vamos por partes, cheguei ao pesqueiro e estou fundeado, supondo que está peixe no pesqueiro o que acham que devo fazer em primeiro lugar???

A primeira coisa que faço é ver se tenho aguagem, agarro num caranguejo e corto-o em pedaços e vejo como o caranguejo cai, se cair na vertical significa que não há aguagem e estou “lixado” o peixe normalmente está menos ativo e come desconfiado, temos de pescar leve a 30 metros chego a pescar com 4gr  mas se elas la tiverem podem querer que as apanho.

Quando há aguagem o peixe está mais ativo e é mais simples procurar o pesqueiro ou zona onde elas estão a comer. Não pensem que é facil, longe disso, temos de achar a gramagem mais adequada na relação àguagem/profundidade e comecar a sondar.

A vossa sonda é a chumbadinha e é com ela que vao apalpar o terreno à procura das nossas amigas de bandolete. Como é obvio se puserem uma chumbada de 80 gramas não vão estar a sondar absolutamente nada ela vai rápida demais para o fundo e nenhuma dourada vai “atacar” o caranguejo.

Uma gramagem boa para sondar pesqueiros dos 40 aos 70 metros é 20-25gr max, dificilmente pesco com mais de 30 gr nessas profundidades, so se a aguagem for gigantesca.

Por sua vez em pesqueiros baixinhos dos 20 aos 40 metros posso utilizar das 2,3 gr até às 20gr mas claro tudo isto é relativo e simplista

Imaginando que estou a 60 metros e com alguma aguagem para a poupa do barco, comeco a lançar o caranguejo na direção da poupa uns 20 metros  e começo a deixar sair a linha, nos primeiros 40 metros não faço paragens a linha vai descendo naturalmente mas com o aproximar da 5ª  cor (50 metros) começo a fazer paragens para perceber se elas estão alvoradas (muitas vezes não estão mas com a engodagem sistematica conseguimos levanta-las do fundo).

 

Como é que faço as paragens? É simples, abro a asa de cesto dou uma “canada” e fecho a asa de cesto, há medida que esses 2-3 metros que libertei começam a descer vejo se na ponteira  noto algum movimento fora do normal, se notar é muito provavel que seja uma dourada. Notem que o fio nunca está em tensão ok?

Tentem fazer esta “comparação” imaginem uma pena a cair suavemente e de repente há um movimento estranho nessa queda, é ai, nesse preciso momento que têm de fazer a ferragem, porque a dourada está com o caranguejo na boca.

 

Isto parece dificil mas com a prática vão fazer isso a brincar e vão ver como pode ser tão fantástica esta pesca.

Para terminar este artigo vou so deixar aqui três montagem que utilizo na chumbadinha, tentem la adivinhar qual a que acho melhor e a que uso com mais frequência?

 

Quais as montagens que mais utilizo para pescar à chumbadinha na queda?

1ºMontagem Chumbadinha com 1 anzol

 

 

2ºMontagem em Tandem:

3ºMontagem Cereja ou Brinco

 

 

Ps: A espessura do fio, o tamanho dos anzois e o peso da chumbadinha tem de ser sempre reavaliado quando se mudar de profundidades e de peixes alvo.

Por exemplo : não queiram pescar à dourada com os mesmo anzois e o mesmo fio com que pescam aos sargos pq muito provavelmente vao ter uns belos dissabores e como é obvio vice versa. Temos de ajustar as nossas pescas ao pesqueiro e ao peixe que vamos à procura.

 

Espero que tenham gostado deste artigo

Um abraço a todos Beja

www.youtube.com/dicasdobeja

 

#DICASDOBEJA #CHUMBADINHA #PESCANAQUEDA #DOURADAS #BEJADOURADAS #BEJASTEAM 

PESCA NA SECIL - A MONTAGEM

A pesca na Secil é algo que ainda hoje me fascina, comecei ha uns 16 anos ai à pesca e foi lá que ganhei o bichinho e esta paixão pela pesca.

Nessa altura nao sabia empatar um anzol e pescava com as canas do meu avô que eram de pesca de agua doce mas isso nao me impedia de tentar apanhar uns peixes.

Lembro-me que um dia ai no aterro da Secil depois de ter visto uns pescadores apanharem umas cavalas à boia resolvi ir experimentar e foi a partir desse dia que fiquei completamente viciado.

A cana que levei nem 2 metros tinha e os carretos eram Abu Garcia e Shakerspeare com mais de 100 anos ehehehe.

Estava um rapaz ao pé de mim a pescar que tirava cavalas de seguida e eu ao lado quase que implorava que ele me ensinasse a pescar uma, foi ai que ele com uma simpatia enorme me chamou e me disse o que tinha de fazer, como colocar a boia, empatar o anzol e iscar o camarão.

Nunca imaginei que fosse apanhar uma cavala quanto mais um saco cheio delas, nem balde tinha levado

A partir desse dia comecei a frequentar mais a secil e nunca mais parei de pescar, posso dizer que foi esse dia na Secil a pescar cavalas que mudou o rumo da minha vida.

Tambem aprendi a pescar à boia de correr aos sargos nesse pesqueiro mas ao fundo nunca consegui  porque o material que usava nao era o indicado e nao conhecia bem as caracteristicas da zona.

Acabei por desistir de pescar ao fundo na Secil passado uns 10kg de chumbo, era já tortura e não ganhava para as chumbadas ehehehe.

Passado uns anos conheci o Julio Cardoso (Juju) e soube que ele era frequentador assiduo da Secil como é obvio voltei às origens e desta vez com um material um pouquinho melhor.

Muita gente me pergunta como é que  consigo pescar na secil ao fundo e se tambem perco muitas chumbadas, claro que perco chumbadas e claro que as vezes nao apanho nada de jeito, isto é pesca nao é apanha, conhecer bem o pesqueiro e ter o material adequado ao tipo de pesca que vão fazer é meio caminho andado para alcançar os resultados que pretendemos, se pensam que chegam lá e fazem logo boas pescarias esquecam isso.

Na Secil, como em qualquer pesca os pormenores contam e eu só os sei pq o Julio foi um bom mestre e me explicou o que precisava fazer e corrigir para melhorar e tirar melhor rendimento das minhas capacidades.

Apartir daí tudo foi mais fácil...🙏😁

Apesar dos peixes mais comuns serem sargos, choupas e safias de vez em quando somos brindados com uns belos exemplares de dourada mas como nem só de peixe vive o homem, o que me dá mesmo muito prazer é estar na companhia de bons amigos a petiscar e a contar historias de pesca,

Não acham que tenho razão??? nao ha nada melhor na vida ✌️💪

 

A montagem é talvez um dos aspetos mais importantes a ter em conta na Secil dai ser o tema deste artigo.

Os unicos acessorios que leva é o anzol e a chumbada, não havendo destorcedores, clips, stoppers, missangas ou outros, como se diz na giria, simples, prática e eficaz.

 

MONTAGEM SECIL


 

 


 

No próximo artigo para a app Fishsurfing vou falar de algumas dicas para pescar neste fantástico pesqueiro, aguardem por novidades e votos de feliz 2023 para todos os amigos e seguidores.

Beja

 

DOURADAS À CHUMBADINHA SETÚBAL 2022, CADA VEZ PERCEBO MENOS DISTO 😁🤣 🫤


Cada ano que passa a pesca em Setúbal está mais inconstante e dificil , de há 2 anos pra cá o peixe aparece tarde e pouco, para além disso, douradas grandes é já um mito e a Vereda é um autêntico deserto.

Gostava de querer que esta excassez de peixe é passageira e que em breve as coisas voltam a normalidade mas começo a ter algumas dúvidas....

Não faz frio nenhum, quem é que se lembra de pescar de manga curta nos meses de Dezembro e Janeiro???
Nem conseguíamos tirar os casacos, os dedos quase que congelavam, era um martírio iscar o caranguejo tal não era o frio que fazia...

Cada vez acredito mais que as alterações climáticas estao na origem destes fenómenos e o peixe claro TV sofre as consequências....

Espero que gostem deste pequeno vídeo...dadas as condições foi o que se conseguiu arranjar ....
abraço Beja


Torna-te Apoiante/Membro para obter acesso aos seguintes benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCWRxCYV7TXlq60jrxR3ZAkw/join

Partilha este vídeo com os teus amigos: https://youtu.be/UzuDRDju2W8

#DICASDOBEJA #PESCA #NATURE #FISHING #FISHINGTRIP #CANALDEPESCA #chumbadinha #douradas #

🔻Encontra-me nas Redes Sociais🔻

🎦Youtube:
https://www.youtube.com/dicasdobeja?sub_confirmation=1
📼Instagram:
https://www.instagram.com/dicasdobeja/
📌Facebook:
https://www.facebook.com/dicasdobeja

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
PLAY LIST PESCA À CHUMBADINHA
https://www.youtube.com/playlist?list=PLxsYkAj4zfew4MDaaHvdDXXkm0hAJGva2

PLAY LIST PESCA AO CHOCO
https://www.youtube.com/playlist?list=PLxsYkAj4zfewGRBR_ZSR6AzyxlkOiFXfi
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

🎞️𝙋𝘼𝙍𝙏𝙄𝙇𝙃𝘼 𝙀𝙎𝙏𝙀 𝙑𝙄𝘿𝙀𝙊 𝘾𝙊𝙈 𝙐𝙈 𝘼𝙈𝙄𝙂𝙊:
REVIEW CANA 13 FISHING KETOS BOAT QUIIVER 3 MTS
https://youtu.be/ZI21OGlwXm8

🎥 𝙉𝘼̃𝙊 𝙋𝙀𝙍𝘾𝘼𝙎 𝙀𝙎𝙏𝙀 𝙑𝙄𝘿𝙀𝙊 𝘿𝙊 𝗠𝗘𝗨 𝙔𝙊𝙐𝙏𝙐𝘽𝙀:
MONTAGEM TARTARUGA 🐢
https://youtu.be/GPqGcGHnR4Y