As melhores dicas para pescares mais Choco

10 DICAS FANTÁSTICAS QUE OS VÃO AJUDAR A APANHAR MAIS CHOCO

Como sabem a pesca do Choco tem ganho nos últimos anos centenas de novos adeptos, é uma pesca que se realiza todo o ano mas tem maior incidência de Março a Maio devido ao facto deste entrar no rio para a desova. É uma pesca super aliciante e divertida e que nos deixa completamente viciados. Para vos ajudar nas capturas vou dar aqui 10 dicas que acho super eficazes para apanharem estes divertidos cefalópodes .


A Cana de Pesca- Esta deve ser de fibra e relativamente parabólica, para quando fizermos a ferragem o choco não se rasgar nos bicos do palhaço e consequentemente aguentar as investidas do mesmo quando ele enche de água e se tenta libertar através do seu magnifico sistema de propulsão.
A cana tem um papel de extrema importância nesta pesca tão peculiar, já que permite travar ou melhor amortecer as violentas e rápidas investidas que o choco exerce

O Carreto de Pesca- Deve ser leve e deve prevalecer a força em detrimento da velocidade a medida (4000) é a que uso e julgo ser a melhor para este tipo de pesca. Ao realizarmos a ferragem deveremos manter uma velocidade constante e não muito rápida, parando sempre que o choco se tenta libertar usando a propulsão.

O fio do carreto- Muita gente é apreciadora do uso de mono no carreto e tem bons resultados, no meu caso prefiro usar multifilar com uma baixada de mono com cerca de 5 metros. O mono a pouca profundidade é realmente bastante bom mas quando vamos para a profundidade a elasticidade que este tem pode não permitir uma boa ferragem. É obvio que aquilo que escrevo se baseia na minha experiência e nos resultados que alcancei.

A Montagem- Há algumas que poderia falar mas aquela que uso é talvez a mais eficaz penso que a foto fala por ela mesma.


Os Palhaços-  Como sabem este pequeno artefacto normalmente em forma de camarão é sem dúvida nenhuma o mais importante nesta pesca é nele que os chocos estão focados mas a escolha do palhaço nem sempre é fácil, normalmente começo por usar cores diferentes nas varias canas (azuis, rosas, laranjas e Verdes) e vou tirando as minhas conclusões, no nosso mercado existem milhares de palhaços e posso afirmar com toda a certeza que há palhaços muito bons a preços acessíveis e outros  caros que simplesmente não funcionam nas nossas águas ou apanham pouco choco . Aconselhem-se com amigos que pescam à mais tempo na compra dos palhaços, existem milhares de palhaços das variadíssimas marcas, e a maior parte deles só serve para lhes fazer peso e gastar dinheiro em vão.    


Em Acção de Pesca- Quando iniciamos a pesca temos de ter em consideração que a deriva que fazemos em consequência  do vento ou da corrente não pode ser demasiado rápida (máximo 2 nós) se o for a pesca fica condicionada já que o choco têm tendência para não "atacar" o palhaço. Nessas situações é indispensável o uso do "Pilão" que não é mais que um peso com vários quilos preso a um cabo e ao barco que ao arrastar pelo fundo vai travando o movimento do barco e possibilitando que a pesca continue. Durante a pesca e se a deriva tiver com uma velocidade adequada só precisas de tocar nas canas quando vires a ponteira vergada e para ferrares, vejo muitas vezes o pessoal com as canas na mão a animarem, sinceramente considero um desperdício de energia, a não ser que a água esteja parada devido á ausência de corrente ou vento, ai sim, temos de animar os palhaços porque só assim os chocos se atrevem a atacar a sua presa.





A Actividade do Choco-  Por motivos que não sei explicar os chocos nem sempre tem a mesma actividade a alimentar-se, num momento não sentes nada como de repente começam a comer como se não houvesse amanha. Se tiverem algum tempo sem actividade não desesperem faz parte, aguardem e continuem a insistir porque eles acabam por aparecer. 
Quando eles aparecem, temos de ser rápidos e eficientes, aprendi a não inventar muito, se eles estão embeiçados por uma determinada cor, então dêem-lhes essa cor não inventem, nada de trocar de palhaços para experimentar, é aquela que eles querem então é essa que lhe têm de dar. Nestas alturas e se tiveres a pescar com 2 ou 3 canas é muito normal terem chocos em todas elas, é lindo quando o choco está assim. Nestas alturas e para quem é menos experiente à a tendência para estarem sempre a pedir o xalavar, um erro crasso que faz parte da dica seguinte.


 8º O Uso do Xalavar- Tenho reparado no meu barco e em outros que o pessoal sempre que ferra um choco seja ele grande ou pequeno pede o xalavar, já pensaram o tempo que perdem ao utiliza-lo? Para além disso estão constantemente a incomodar o vizinho do lado que deixa de apanhar para poder meter o vosso choco no xalavar, não faz sentido. Lembrem-se o xalavar é um auxilio à pesca mas nem sempre é necessário, só em caso extrema necessidade deve ser usado (Choco grande ou o choco abraçado). Por norma se houver uma ferragem eficaz o choco vem bem preso e 95% das vezes que tiro um choco dispenso o xalavar. Agora podem perguntar-me "Não perdes choco?"- Claro que perco, maioritariamente antes de o ver, ou seja, na subida, quando está visível vejo logo como ele vem agarrado ao palhaço e é muito raro perde-lo nessas circunstancias. Outra boa dica que os ira fazer perder menos tempo caso não consigam evitar o uso do xalavar é encurtar a rede do xalavar, os xalavares têm por norma uma rede enorme e os bicos do palhaço têm cá uma tendência para ficar presos, é um autentico martírio o tempo que se perde só para tirar o palhaço do xalavar eheheheh. 



Escova de Dentes "A Arma Secreta"- Pode parecer incrível mas este utensílio na pesca do choco é importantíssimo, faz parte do estojo de "primeiros socorros" ao palhaço. Quando apanhamos um choco ou mesmo quando o deixamos fugir, temos de dar especial atenção aos bicos do palhaço. Se ficar "carne do choco" nos bicos e lançarmos para dentro de água é muito natural que o choco não se jogue, ele deve ter algum tipo de sensor que diz, não posso comer isto. Então só há uma solução puxar pra cima e com a escova limpar muito bem os bicos. Simples não acham? ;P


10º Agarrar e Condicionar o Choco- Pode parecer ridículo mas esta dica é espantosa, muitos de vocês não sabem agarrar o choco e quando agarram ele acaba por largar o forrado em vocês e por todo o barco, ficam como se diz... camuflados ehehehe. Outras vezes esquecem-se do bico que ele tem e pimba abre-lhes um buraco na mão. Para evitar tudo isso façam o seguinte:
De uma só vez agarrem o choco por trás na Seiba (Carapaça) depois apertem o choco até ele largar a agua toda que tem dentro  e por fim coloquem num balde que seja fechado, se não o choco vai continuar a mandar tinta por todo o lado e fica uma javardice. Poupam bastante tempo a limpar o barco se seguirem estes procedimentos. Caso contrário, a solução é terem uma  esponja e bastante lixívia para o deixarem a brilhar de novo. Na foto em baixo o sacana não me deu tempo de nada... quando vinha em vôo ja estava a ser bombardeado eheheh "quem vai à guerra dá, mas também leva"



Para finalizar queria só dizer que tudo o que escrevi se baseia na minha experiência, não fui buscar informações a lado nenhum, se encontrarem algo que não lhes agrada ou que acham não ser assim, lamento mas não sou douturado na pesca do choco. Apenas transmito como faço e com pesco.
Desejo que o artigo seja útil a muitos de vocês e que para o ano possam meter em prática o que aqui sugeri. Bem haja a todos com muito choco e facam-me um pequeno favor... nao joguem lixo para o Mar, ele não mereçe ser tratado com tanto desrespeito

Abraços a todos
Ricardo Beja Caetano 
 
Não percas alguns dos videos mais importantes para aprenderes esta arte
 



 




Segue o meu YouTube em http://www.youtube.com/dicasdobeja





11 comentários:

  1. Gostei. Parabéns.O saber não ocupa lugar.Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, obrigado pelos ensinamentos. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns mais uma vez !
    Obrigado por partilhares o que sabes e de uma maneira tao própria
    Pois hoje em dia não é comum.. Nota se entre os pescadores
    Muito sigilo. ... E muita dificuldade em partilhar os seus " segredos "
    Ou entao ate o fazem e só pagares...
    Obrigado Beja.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Beja, boas dicas. Abraço

    ResponderEliminar
  5. Vamos ver. Vou este fim de semana pela primeira vez ao choco. Obrigado pelas dicas.

    ResponderEliminar
  6. boa tarde SR ricardo gostaria de começar a pescar aos chocos, estava pensar comprar semi rigido com motor eletrico o que acha

    ResponderEliminar